6 de abril de 2011

Margarina, plástico e um hoax jurássico


A criatividade humana está de parabéns. É incrível como conseguem inventar histórias de pedidos de ajuda a alguma criança, de vírus no computador que tem a aparência de ursinho, de internacionalização da Amazônia, de cristais de água que se modificam pelo sentimento das pessoas etc, e convencem uma legião de bestas a repassarem a mensagem por e-mail ad infinitum. 

Hoje eu fui vítima de um hoax velhíssimo. Mas não por e-mail, veja só, foi pelo Twitter.


Pois é, eu retuitei isso. Por que é realmente engraçado como um átomo ou molécula pode fazer a diferença. No caso da grafite, do diamante e do grafeno, não há sequer adição ou subtração de átomos, apenas diferenças na estrutura destes. Nada de mais até aí. Só que o buraco é mais embaixo.

Eu fui procurar mais sobre essa história da margarina ser tão parecida com plástico. Não sou químico, mas queria saber mais. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a informação era falsa (hoax pelo twitter ainda é novidade pra mim, droga). Pelo que consegui rastrear, o registro mais antigo é de 2001. Tem até versão em espanhol e em inglês. Ele fala sobre as diferenças entre a manteiga e a margarina, tem uma série de informações equivocadas e ainda termina com uma pérola! Segue o texto:
MARGARINA É QUASE PLÁSTICO

Texto muito interessante que vi num site, de autoria do dr. José Geraldo Ferreira Gonçalves do Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini.
Qual é a diferença entre margarina e manteiga?
Ambas têm a mesma quantidade de calorias.

A manteiga:
- Tem um pouco mais de gorduras saturadas - 8 gramas contra 5 gramas.
- Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que manteiga, segundo um estudo recente da universidade de Harvard.
- Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes noutros alimentos.
- A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!
- A manteiga é muito mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
- A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.

Agora, sobre a margarina:
- Tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans.
- Triplica o risco de doenças coronárias.
- Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol). Reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol)..
- Aumenta em cinco vezes o risco de cancro.
- Reduz a qualidade do leite materno ...
- Deprime a resposta imunológica...
- Reduz a reacção insulínica.
- E eis o facto mais perturbador....

AQUI É QUE FICA INTERESSANTE!
A diferença entre o plástico e a margarina é de apenas UMA MOLÉCULA... Basta isso para evitar por toda a vida a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogénio, mudando a estrutura molecular da substância).
Você pode experimentar por si próprio. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta na sua garagem ou algum lugar sombreado.
Em poucos dias você vai notar duas coisas: nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa) ...Não vai apodrecer nem ficar com cheiro esquisito..
Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver. Por quê? Porque é quase plástico.
Você derreteria os seus potes de plástico para passar no pão?

José Geraldo Ferreira Gonçalves
Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini

Bem, por último, essa pérola. A margarina, assim como a manteiga, não é formada por apenas uma substância. Ela é composta, principalmente, por um conjunto de ácidos graxos saturados e insaturados. A listagem de ácidos graxos saturados da Wikipedia tem 34 e a de poliinsaturados tem mais de 30 também. Não quer dizer que todos eles estejam juntos na mesma manteiga ou margarina, mas neste estudo aqui foram observados 7 ácidos graxos (saturados e insaturados).

Plásticos também não são todos iguais: existe polietileno, poliéster, polipropileno, poliestireno, poliamida, policarbonato, PVC etc. São em geral polímeros de alto peso molecular, podendo conter outras substâncias para melhorar o desempenho ou reduzir custos de produção. Mas, pra ficar fácil visualizar, vou colocar duas fotos: uma de um ácido graxo monoinsaturado (ácido oleico) e outra do polietileno (o tipo mais utilizado e que é o mesmo dos sacos plásticos).

Ácido oleico
Polietileno

Viu como são diferentes? Não é somente por uma molécula. Também tem que se levar em conta a forma como os átomos de carbono estão ligados entre si e como estão arranjados espacialmente. Então, a margarina está looonge de ser parecida com plástico. Apesar de que algumas realmente não tem gosto nenhum.

Ignorem o nome da pessoa e do instituto. Eles foram adicionados apenas para dar alguma credibilidade. Apesar de ambos existirem, o tal Instituto de Patologia Clínica Hermes Pardini afirmou que o texto não tem qualquer relação com a instituição deles

Bobagens assim são repassadas eternamente, sem muito critério nem pensamento crítico. Muitos desses textos dão suporte a crendices e visões erradas ou preconceituosas das pessoas, o que reduz as chances de alguém desconfiar e buscar respostas. Mas em todos os casos, é a ignorância que permite a perpetuação dessas lendas.

Disclaimer: o autor declara que tem preferência por manteiga por conta do sabor, mas que substituiria (na verdade, já substituiu durante três anos) por margarina caso fosse necessário.

14 comentários:

Anônimo disse...

Para acabar com a polêmica, se é que ela existe, basta verificar a origem de cada uma: enquanto que a manteiga vem da gordura do leite, feita pela natureza para dar força e resistência ao novo ser, recém nascido, que irá perpetuar a espécie (bovina ou de outro mamífero qualquer), a margarina é feita a partir de óleo vegetal (mas, pode, também, ser obtida partir de sebo de gado bovino abatido para consumo). Essas matéria-primas são tratadas com ácido sulfúrico para formar um composto químico pastoso. O excesso de ácido da pasta é neutralizado com soda cáustica. Junte um produto derivado do trinitrotolueno (sim, TNT!) e, entre outros produtos menos nocivos, junte, ainda, leite, sal e 10 aditivos químicos (a margarina é o produto artificial que mais tem aditivos) entre corantes, flavorizantes, antioxidantes, conservantes, etc, etc, e estará ponta sua deliciosa margarina que irá "prevenir" tantas doenças cardíacas! (se não quiser acreditar em mim, por favor, vá pesquisar o processo de fabricação em uma fonte idônea como uma escola ou instituto de tecnologia de alimentos). Ah, tem mais uma diferença, facilmente constatável: a manteiga é fabricada a partir da gordura do leite artezanalmente pelo produtor de leite e cooperativas de laticínios e a margarina é produzida pelos grandes fabricantes de sabões e sabonetes, que como se sabe, usam a mesma matéria-prima para ambos produtos. Como se vê, é irrelevante a diferença entre margarina e plástico ser de uma molécula… Disso tudo, não imagino o que pode ter tornado necessário ao autor ter que susbstituir, por três anos, a manteiga por margarina, exceto, talvez, a desinformação dada pelas propagandas, que iludem até pessoas mais esclarecidas…!

Mastercuca disse...

digite dro lair ribeiro no you tube tem varios videos super interessante.

Unknown disse...

Deviam punir este Lair Ribeiro. Esse cara tem sido o responsável pela divulgação de muita pseudo-ciência. Mais precisamente no caso da ingestão de água alcalina.

Unknown disse...

Para saber mais sobre o "Hoax" (boato) que Lair Ribeiro tem incentivado, leia:
http://tinyurl.com/82c4dfa

Anônimo disse...

Minha tia não cansa de dizer que isso é verídico, ela diz que a professora da prima dela, é doutorada em não sei o que de ciência e tal, que está apenas um molécula só

Nossa, pessoas sem conhecimento do que é verdade, além de não procurar repostas, vão pelo que os outros falam...

William Douglas da Silva disse...

Pode não ser parecida com plástico. Todavia não Deixa de ser um veneno pro nosso corpo. Coisas que a sociedade empurra goela abaixo e a maioria nem se da conta do que realmente come.

Carlos Corrêa disse...

Oh oh oh
Tengo mais de meio século de vida.
Entupido de margarina, assim como meus pais. E meua tios.
Tenho números alarmantes. Colesterol ok,diabetes ok, pressão 12x8, nada de doenças da idade nem do consumo exagerado de guloseimas. Como doces de forma compulsiva, carne gorda quase crua. Fumante, ex alcoólatra.
E agora sabichões?

Anônimo disse...

Gostaria de alertar a amigos e irmaos de que nem tudo que ouvem e leem, de pessoas bem apresentadas, que possuem boa oratoria, sao verdades.
Procurem pesquisar, a informacao esta disponivel na internet, basta ter um pouco de curiosidade e um muito de desconfianca.
Caso nada do que seja elucidado seja suficiente para fazer voce deixar de acreditar no orador coloque no papel. Cada afirmacao dele e veja em fontes confiaveis se é real ou boato(hoax).
Caso uma unica afirmacao seja boato, (confirmado por buscas em fontes confiaveis) prova-se cientificamente que o orador esta faturando bastante dinheiro em cima das pessoas desinformadas ou que nao ligam se é verdade ou nao o que é dito, mas assumem como verdade pois ou lhes causam medo(margarina mata), ou lhes trazem conforto(agua alcalina cura).
Deixo como desafio, nao apenas escutar e repassar, porem investigar.
Caso contrario o que sera de nossos filhos e netos se a pseudo ciencia continuar avancando?
Lamento muito aqueles irmaos que nao buscam a luz do conhecimento cientifico e se apegam a guru$ capitalistas.
Margarina nao faz mal. Leite, Gluten, PH...
"Manga com leite" como dizem nossos avós...
Viva a ciencia e a margarina !

Unknown disse...

Kkkkkkk margarina nao faz mal

Unknown disse...

Deixe um pote de margarina aberta e ver se uma mosca pousara nela

Unknown disse...

Nem as moscas pousam nisso kkkk e os idiotas ainda acreditam que isso e saudave5

Emilio Konrath disse...

"Deixe um pote de margarina aberta e ver se uma mosca pousara nela"
E se eu colocar um pote de banha de porco em um local sombreado as moscas pousaram nele? Vc sabia que a banha de porco era usada para a conservação de carnes porque nada prolifera nela?

Emilio Konrath disse...

Retirado de uma publicação da Revista Super Interessante
“Com a descoberta da hidrogenação, processo no qual o óleo líquido torna-se semilíquido, a margarina tornou-se uma aliada perfeita na prevenção de doenças cardiovasculares”, diz a nutricionista Ana Célia Amaral Ayres Dellosso, da PUC-SP. Hoje, a margarina é produzida a partir de gordura de origem vegetal e leite, acrescidos de flavorizantes, pigmentos, estabilizadores, antioxidantes, preservativos e conservantes químicos.

Emilio Konrath disse...

A única coisa a salientar é que o seu nome não tem nada a ver com "margaron" que significa pérola, e sim com o fato dela ser processada com o uso do ácido margárico.

Postar um comentário